Após tornados nos EUA, igrejas se unem para ajudar e orar pelas vítimas
Igrejas em comunidades atingidas por desastres ambientais nos Estados Unidos estão contando com o apoio dos membros para manter enquanto ajudam a comunid...

Igrejas em comunidades atingidas por desastres ambientais nos Estados Unidos estão contando com o apoio dos membros para manter enquanto ajudam a comunidade a se reerguer.
A igreja Assembleia de Deus de Des Arc, no Missouri, desabou após a passagem de um tornado na região. O pastor Eric Atnip contou que a expectativa era de perda total devido à instabilidade do templo.
Apesar dos desafios, a congregação de Des Arc, em parceria com outras igrejas, se mobilizou para alcançar a comunidade.
"Estávamos lá para servir à comunidade. Montamos um centro de distribuição de alimentos e itens não perecíveis para os necessitados”, disse Eric à AG News.
O pastor relatou que a comunidade está aguardando o setor de seguros para iniciar a limpeza das casas que foram destruídas. Enquanto isso, tanto fisicamente quanto emocionalmente, as pessoas estão sofrendo: “É difícil lidar com isso”.
De acordo com Ethan Forhetz, porta-voz nacional da Convoy of Hope, a organização prestou auxílio a 28 comunidades e beneficiou mais de 21.000 pessoas. A tempestade, que se intensificou a partir do dia 14 de março, gerou uma série de tornados que afetaram o centro e o sul dos Estados Unidos. Ao todo, foram registrados cerca de 80 relatos de tornados, com dezenas sendo confirmados pelas autoridades.
Desastres ambientais
Além dos tornados, os incêndios florestais nos EUA também estão causando transtornos na vida de muitos. Texas e Oklahoma têm lutado contra as chamas, que ficam cada vez mais difíceis de controlar devido aos ventos fortes.
Matthew Stidham, pastor da Assembleia de Deus em Mannford, relatou que assistiu sobre os incêndios no jornal enquanto o fogo se aproximava de sua igreja. Felizmente, as chamas foram controladas.
O pastor informou que 200 casas foram danificadas ou destruídas pelo fogo no Condado de Creek, incluindo 30 dentro dos limites da cidade de Mannford. Nesse momento, a igreja tem servido a comunidade.
“Nosso café da manhã regular para homens foi transformado em um café da manhã comunitário para que aqueles que sofreram alguma perda tivessem um lugar para comer. Também levamos comida para as pessoas que perderam suas casas”, disse Matthew.
“Um caminhão com suprimentos chegou e cerca de 60 voluntários da nossa igreja, que tem uma média de 85 pessoas presentes aos domingos, ajudaram a distribuir alimentos e produtos de limpeza. Todos se uniram para atender à necessidade por meio de doações, tempo de qualidade e orações”, acrescentou o pastor.
A união do Corpo de Cristo
A igreja de Matthew também está em parceria com outras congregações da comunidade, e está aberta todos os dias para que as pessoas possam buscar suprimentos.
“Muitas vezes, as pessoas vêm e nem sabem do que precisam, elas estão sobrecarregadas. Então, nós as orientamos e oramos com elas antes de irem embora”, afirmou Matthew.
Para ele, é durante esses momentos de oração que a presença de Deus se torna perceptível:
“Não contamos, mas centenas de pessoas passaram por aqui. Mas quando oramos com elas, mesmo aquelas sobrecarregadas ou aparentemente fechadas, há uma mudança de atitude. É a paz da presença de Deus”.
Embora as fortes tempestades tenham deixado comunidades em vários estados em modo de emergência, as igrejas estão se unindo para atender as necessidades físicas, emocionais e espirituais das vítimas.
“Deus é bom. É bom fazer o que fazemos. Sim, é desgastante de muitas maneiras, mas estamos exatamente onde precisamos estar, fazendo exatamente o que precisamos fazer. Não quero mais incêndios, mas quero mais ministérios como este — alcançando e ajudando as pessoas”, concluiu Matthew.